domingo, 26 de agosto de 2007

Dores da vida e saudade

Quem nunca sentiu dor de amor que atire a primeira pedra. Estou falando de uma dor física mesmo. Aquela que aperta o peito, nos deixa com dor de barriga, nos desconcerta. Bem, quem me conhece sabe já tive, mas quem ainda não teve? As dores no peito eu curei com acupuntura, acredite. Isso mesmo, foram as pontas afiadas de agulhas chineses que aliviaram meu peito, regularam meu intestino, tiraram minha ansiedade. Me deixaram calma, tranquila, de bem com a vida. Não quero mais saber de outra coisa. Agora resolvo tudo, ou quase tudo, com minhas agulhinhas. Mas não era sobre isso que queria falar.

O primeiro post de hj (sim, estou inspirada a vou escrever mais rs) é sobre a dor da saudade. Tem um texto da Martha Medeiros (adoro os textos dela) que fala exatamente sobre isso e traduz muito, de forma exata, o que penso. Eis alguns trechos:

" Mas o que mais dói é saudade.Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância.... Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida....Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu.... Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer".

Existe definição melhor que essa? Tenho saudade, mas não quero saber, prefiro não saber. Pior, as pessoas insistem em contar. NÃO QUERO SABER !!! ME DEIXEM COM MINHA SAUDADE SOLITÁRIA E SAUDÁVEL

4 comentários:

Surfista disse...

Pra mim, saudade é amor pelo que já passou, é vontade de viver de novo. É gostoso, mas pode ser doloroso. Em todos os casos, é importante.

Beijos platinados

Karla Rúbia disse...

Rêzinha, amiga querida... este post já é passado, mas já q estamos falando de saudade... Conheço os textos da Martja Medeiros e a acho uma das melhores cronistas da atualidade. Já tinha lido este texto dela (na íntegra) e é fantástico. Recomendável para todos!
Saudade é isso mesmo. Não sei se é gostoso, não... Porque dói, né? É o não querer sentir, mas ela tá lá - fazendo-se presente, latente! Mas temos q ir em frente, né? Fazer o q? Faz parte da vida. Bjo grande.

Renata Victal disse...

Não acho que saudade pelo que já passou seja vontade de viver de novo. Amei minha infância, tenho saudades, mas não quero voltar a ter 5 anos. Estou satisfeita com meus 29 ! Saudade pe apenas saudade ! É bom sentí-la. Significa que passamos por momentos bons, só isso.

MD disse...

Só pra dizer que visitei, li e gostei. Continue à todo vapor com a sua maravilhosa incoerência. Muitos beijos. Love u.