quarta-feira, 5 de março de 2008

Antes de partir...

.. domingo fui ao cinema com uma amiga. Assistimos ao filme "Antes de Partir" com Jack Nicholson e Morgan Freeman, dois craques. O filme é bem sessão da tarde, meio bobinho, há quem saia aos prantos. Não foi meu caso. Enfim, a questão é: um dos argumentos centrais é exatamente o que penso.

Momentos antes, no almoço, tinha exposto este meu ponto de vista para esta amiga. Qdo um dos personagens diz determinada frase ela olha pra mim e diz "isso é exatamente o mesmo que vc me falou há pouco".

O que foi? Tá curioso? Pois bem. Defendo que a gente deve viver sem medo. Eu sei, isso é difícil pra caráio, mas é preciso tentar. Devemos ter clareza de que TUDO NA VIDA ACABA. É só uma questão de tempo.

Em casos amorosos, que era o tema central do nosso almoço, eu defendo e, já entro nas relações, que, cedo ou tarde, o namoro/casamento vai acabar. E ponto. Me casei, separei. Vou me casar de novo e separar. E isso tão certo quanto a morte. Triste, diriam alguns, mas não acho.

Ter o pé no chão não me impede de ter a cabeça nas nuvens. Continuo acreditando no amor e quero outro pra minha vida. Só que isso não me cega. A única possibilidade de não sofrer por amor é morrer antes da outra pessoa. Convenhamos que este não é o melhor caminho. Se não acabar por traição, desinteresse.... vai acabar porque a outra pessoa vai morrer. Logo, sofrer por amor é inevitável, não?

Saber que tudo acaba, se convencer disso é, na verdade, uma forma de tentar amenizar a dor da separação, da perda. Claro que vamos sofrer, mas, talvez, e friso o talvez, menos. E isso, meus caros leitores amigos, serve para tudo. O sucesso no trabalho, o dinheiro,... também vão acabar. Aproveite enquanto é possível. Vamos baixar nossos egos...

Saca aquela frase: "Que seja eterno enquanto dure".. não concordo com o "E que dure pra sempre". Nada dura para sempre. A mais sólida rocha se desfaz com o tempo, a erosão come, a chuva castiga. Não há nada que seja eterno, nem mesmo a alma, creio.

Por isso, vamos viver sem dar peso demais aos problemas. Tudo passa. Vamos olhar para as coisas como de fato elas são. Sem grandes elocubrações. Estou cansada de ficar adivinhando o que as pessoas querem dizer com esta ou aquela atitude. Vamos ser claros, ou teremos grandes problemas de interpretação. Sempre.

Uma flor nem sempre significa amor, pode ser só uma flor. Uma aliança, nem sempre significa compromisso, respeito, pode ser só um anel. O significado dos signos está dentro de cada um. A gente olha e define o que quer ver daquilo. Sim, algumas coisas são convenções da humanidade, de cada cultura. Mas, mesmo assim, a gente interpreta como quer, como melhor nos convém... Os fantasmas estão dentro de nós. Vamos exorcizá-los !!!!!

Nenhum comentário: