domingo, 9 de dezembro de 2007

Não por acaso...

.... esta semana assisti em DVD ao filme "Não por acaso". Tenho algumas ponderações sobre a estética, tempo e outras cositas mais sobre o filme, mas o que quero falar agora é sobre como o filme nos mostra que é preciso aprender a lidar com a falta de regras da vida.

Um dos personages é jogador de sinuca. O cara passa horas treinando jogadas imaginárias, traçando rotas para suas bolas e tal. Eis que, em um determinado momento, a namorada do cara manda "Pq vc treina tanto se vc não sabe como o outro vai jogar?". Esta é, para mim, a grande sacada da história.

Passamos a vida tentando traçar roteiros, o que fazer, dizer, como nos comportarmos e acabamos esquecendo que estamos em sociedade. Ninguém joga sinuca sozinho, ninguém ama sozinho... as pessoas se relacionam, trocam com os outros e, por isso, nossas ações estão estritamente relacionadas ao que o outro vai fazer.

Certa vez, minha terapeuta disse que um relacionamento é como um jogo de frescobol, onde temos um parceiro e a meta é não deixar a bola cair. Ninguém quer derrubar o outro, pelo contrário. As pessoas se esforçam para manter a bola no ar. O problema é que na vida, e nos relacionamentos, tem muita gente que pensa jogar tênis. E aí, quer a todo custo vencer, cortar, marcar pontos. Quando vamos acordar e perceber que precisamos de outras pessoas? que ceder é preciso e que marcar pé também?

Nenhum comentário: