quinta-feira, 15 de maio de 2008

A revolta das franjas



O post abaixo foi escrito pela minha amiga Karla Rúbia. Ela mandou pra mim por e-mail e autorizou a publicação aqui. Não tenho tido tempo, nem vontade, de assistir novela. Quem vê Duas caras vai se identificar:

"Tenho uma dúvida que não quer calar. O constrangimento que pode me causar a questão, porém, não me detém diante da minha curiosidade. Desde pequena, uso franja. É fato que passei alguns anos tentando me livrar dela naquelas crises que toda menina/mulher tem de tentar mudar de visual, mas efetivamente fiquei poucos anos sem ela.

Franja, para mim, é quase um acessório: ela muda o visual, serve para enfeitar, dá um charme a mais. Se tiver cabelão, então... Sim, já sei, é uma questão de gosto. Tem gente que gosta de saia baloné, por exemplo... Tem gente que usa estas calças horrorosas que vão até a base do peito (irgh!). Vai fazer o quê? Dito isso, não quero me estender muito só para afirmar que entendo de franja desde que me conheço por gente e daí surge minha dúvida: como a maravilhosa Alinne Moraes mantém aquela franja intocável, certinha, sem nunca sair do lugar?

Partindo do princípio que Sílvia, sua personagem na novela das nove, é louca, já a vi fazer algumas estrepulias, mas o cabelinho não sai de cima da testa. Ouso dizer que é cola. Não aquela de bastão, nem com bico. Digo cola de sapateiro. Ou aquela resistente que os meninos usam na rua feita de arroz para colar a rabiola de suas pipas. Me nego a crer que seja um simples laquê. Cuspe? Peruca? Não sei. Mas isso me incomoda há dias.

Sei que haverá alguns me dizendo que dentro de um folhetim totalmente inverossímil (os personagens são todos surrealistas), não me admira que a franja da vilã da história também seguisse o mesmo ritmo. Ou seja, não existe aquilo. Ou então alguém por favor me indique o cabeleireiro da bela para que eu possa seguir seus conselhos... Tudo o que eu queria na vida era uma franja intocável depois de uma rajada de vento ou de uma corrida atrás do ônibus perdido ou após uma porradaria com o namorado infiel. E ela ali linda, penteadinha, irrepreensível, sem um fio fora do lugar.

Nesta semana, os gaiatos do Casseta fizeram uma paródia sen-sa-cio-nal e ainda criaram uma enquete: quem tem a franja mais bonita da tevê? Eleger pernas, bundas e peitos é mole, mas franja... ah, vão precisar da opinião de especialistas. A própria Alinne (ou seria Franjine?) pode ser uma delas. Eu também ofereço minha consultoria. Contanto que alguém me dê o endereço do cabeleireiro dela..."

Nenhum comentário: