sexta-feira, 20 de junho de 2008

Eis....

... um trecho do livro "Amor Líquido", de Bauman:

"Quando se sentem inseguros, os amantes tendem a se portar de modo não-construtivo, seja tentando agradar ou controlar, talvez até agredindo fisicamente - o que provavelmente afastará o outro ainda mais.

Quando a insegurança sobe a bordo, perde-se a confiança, a ponderação e a estabilidade da navegação. À deriva, a frágil balsa do relacionamento oscila entre duas rochas nas quais muitas parcerias esbarram: submissão e o poder absolutos, a aceitação humilde e a conquista arrogante, destruindo a própria autonomia e sufocando o parceiro. Chocar-se contra uma destas rochas afundaria até mesmo uma boa embarcação com tripulação qualificada - o que dizer de uma balsa com um marinheiro inexperiente que, criado na era dos acessórios, nunca teve a oportunidade de aprender a arte dos reparos?

Nenhum marinheiro atualizado perderia tempo consertando uma peça sem condições para navegação, preferindo trocá-la por outra sobressalente. Mas na balsa do relacionamento não há peças sobressalentes. O fracasso no relacionamento é muito frequentemente um fracasso na comunicação."

Espero que este trecho ajude uma amiga a refletir seus últimos atos...