quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cegueira ...

Ontem saí cedo do trabalho. Inédito, eu sei. Por isso mesmo fui correndo ao Shopping Leblon fazer algo que há muito era impossível: fui ao cinema. Assisti "Ensaio sobre a cegueira" e, como quase todos que já viram o filme, ADOREI !!!

O roteiro é foda e também não poderia ser diferente já que é baseado no livro de Saramago, de mesmo nome do filme . As interpretações também impressionam. Sempre adorei o trabalho de Mark Ruffalo (além de achá-lo gato) e ele está maravilhoso. Julianne Moore está precisa como a esposa do médico, a única que não é atingida pela epidemia. Suas expressões, o tom de voz... tudo magistral.

A direção de Fernando Meirelles é primorosa. Sim, há cenas incômodas demais. O pior é pensar que aquilo tudo poderia se tornar real caso uma epidemia de cegueira tomasse conta do mundo. Não pude deixar de fazer um paralelo com algumas situações reais. Deve ser, de fato, muito ruim ser a única pessoa a enxergar em meio ao caos. Talvez tão ou mais ruim quanto ser cega. Se puder, vá assistir !

"Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.", El-Rei Dom Duarte.

Nenhum comentário: