quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Elite?

Ontem, finalmente, assisti ao filme Tropa de Elite. Ao contrário de algumas amigas, saí do cinema com uma péssima impressão do Bope. Pior do que já tinha. OK OK, eles dizem que são incorruptíveis. Será? E qual a diferença de aceitar um suborno e torturar moradores para satisfazer um desejo pessoal de vinagança ?

Sim, pode me criticar e dizer que é ficção. Mas sei que não é. Conheço alguns policiais na vida real, alguns do Bope. Coleciono histórias horríveis.

O filme sugere algumas questões bizarras, absurdas. Como repórter sei que são verdadeiras, já ouvi falar de vários esquemas, já fiz matérias sobre alguns. Nenhuma novidade então? Não. O filme trás novidades.

Não concordo completamente com a culpa que se coloca nos usuários de drogas. Sim, eles têm uma participação no financiamento do tráfico, mas os PMs que fornecem armas, que fazem segurança... tb financiam, dão apoio. Pra mim, são piores. Sei que ganham pouco, uma miséria. Mas entrassem então para outra corporação, sei lá, vai ser gari. Pegar numa vassoura debaixo do sol ninguém quer né.

Fica claro que a desonestidade está em todos os níveis, a corrupção, a ligação de ONGs e traficantes, não que todas sejam ligados, mas são, de alguma forma, coniventes. Até pq, caso contrário jamais poderiam estar dentro de algumas favelas cariocas.

Ah! Vale ressaltar que este não é um cenário exclusivo do Rio. Imagino que em SP seja pior. Cidade maior, abarrotada de gente e de ilegalidade.

O filme é bom, apesar de defender alguns princípios tortos, ao meu ver. O roteiro é bem costurado e a edição/finalização também. Vale a pena conferir.

Cheguei em casa à meia noite. ÓBEVEO que não conseguiria dormir com aquelas imagens na cabeça. Muitas mortes, muita violência. Por sorte, tinha passado na locadora antes e pego o filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças".

Já havia visto no cinema e amei rever o DVD. Acabei chorando, claro, mas fui mais aliviada para a cama. Consegui dormir melhor. Gosto muito da proposta do filme. Do roteiro, da montagem...

A idéia de que não vale a pena apagar nem mesmo as más lembranças é maravilhosa. Por pior que seja, não vale a pena apagar. E ainda o fato de que o amor é sempre maior que todas as dificuldades. Das pessoas que se reencontram e voltam a se apaixonar, mesmo sem saber que já tiveram uma história antes. Maravilhoso!!!!

Um comentário:

Karla Rúbia disse...

Oi, Rêzinha amada... Daqui das férias, em Salvador, passei para deixar um comentário. Brilho Eterno é um dos melhores longas q já assisti na vida: emocionante, roteiro raríssimo. Bom ara chorar, bom para rir. Sem contar que Jim Carrey, apesar de altamente caricatural, mostra ser algo além disso no filme. Amei. Qto ao Tropa, vc sabe, sou suspeita. Acho que, acima de tudo, o filme cumpre um papel importantíssimo de criar polêmica, de levantar um debate. E isso ele cumpre com maestria, vc há de concordar... Poucos na Retomada conseguiram este feito e este mérito ninguém tira do filme. Sem falar de Wagner Moura, q está simplesmnete fantástico. Aliás, Oscar para a voz deste rapaz, q, vou te falar, e de parar o trânsito.
bjos soteropolitanos,
K.